ABERTA VISITA AO MAIOR TUNEL CRAVADO EM ROCHA DA AMÉRICA LATINA ,CONSTRUIDO HÁ 35 ANOS ,PARA ARMAZENAR 110 MILHÕES DE LITROS DE AGUA .


Ao todo são 920 vagas disponíveis e as inscrições devem ser feitas pelos telefones (13) 3201-2657 ou 3201-2608, das 8 às 17 horasFoto: Rodrigo Montaldi/DL

Quem olha para os morros Voturuá e Santa Tereza, na divisa entre os municípios de Santos e São Vicente, não imagina que neles existe um reservatório-túnel, cravado em rocha, com capacidade para armazenar 110 milhões de litros de água. Construído há 35 anos, o equipamento abastece as duas cidades e ainda complementa as redes de Praia Grande e Guarujá. Entre os próximos dias 15 e 21, ele estará aberto à visitação pública.
“A visitação acontece durante a limpeza preventiva do reservatório. É o maior túnel cravado em rocha da América Latina. Foi construído há 35 anos. Na época já se previa o crescimento da Região e era necessário construir algo nessa magnitude”, disse Josué Wagner de Campos Pereira, gerente da Divisão de Produção de Água da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) na Baixada Santista.
O reservatório é divido em duas câmaras: a do morro Voturuá, que possui 50 metros, e a do Morro Santa Tereza, que tem 250 metros. Quando construído, os acionamentos eram feitos de forma manual. Atualmente ele é operado pelo Centro de Controle, que fica na Avenida São Francisco, em Santos, e acompanhado por funcionários que fazem a verificação das válvulas e a manutenção. A água nele armazenada já é tratada e bombeada da e distribuída por duas tubulações.
“Para a limpeza é bloqueada a entrada de água. Não há interferência no abastecimento. Será feita a limpeza de metade do túnel, lado Voturuá, que tem capacidade para armazenar 55 milhões de litros”, destacou Pereira.
Ação
O esvaziamento de parte do túnel-reservatório terá início na segunda-feira (12). Um dia antes da abertura para a visitação pública, na quinta-feira (15), os funcionários da companhia afrouxarão 68 parafusos do flange cego que dá acesso ao interior do equipamento.
Durante a limpeza serão lavadas as pilastras e paredes do reservatório com o auxílio de um caminhão tanque. Ao término da visitação, será feita a desinfecção do túnel com hipoclorito de sódio. O processo é semelhante ao realizados nas caixas d’água residenciais.
“É toda uma logística para dar conforto parcial ao visitante, que vai encontrar uma escavação com o conceito de preservação da natureza”, afirmou o gerente da Sabesp. Um vídeo com informações e imagens de como foi construído o túnel será apresentado aos participantes da visita monitorada.
“A ideia é também criar uma conscientização da questão da produção de água e do consumo. Mostrar onde é reservada a água que chega na torneira. Além de reforçar as dicas de economia e do uso racional da água”, complementou Pereira.
Visita
A câmara que receberá a visitação monitorada fica em São Vicente, com acesso pelo Parque Ecológico Voturuá, na Rua Dona Anita Costa, s/nº, Vila Voturuá. As sessões monitoradas serão realizadas, nos dias 15, 16, 19, 20 e 21 de setembro, às 9 horas, 10h30, 13h30 e 15 horas. No sábado (17) o passeio será às 9 horas, 10h30 e 12 horas.
Para participar é preciso atender a alguns critérios de segurança, como ter no mínimo 12 anos de idade (mesmo que acompanhado pelos pais ou responsáveis). Dentro do reservatório não é possível o acesso com uso de bengalas, muletas ou cadeira de rodas e o passeio não é recomendado para gestantes. É aconselhado vestir calças compridas e blusas/camisas que não limitem os movimentos para melhor aproveitamento do visitante. A Sabesp fornecerá botas de borracha e capacetes aos visitantes.
Ao todo são 920 vagas disponíveis e as inscrições devem ser feitas pelos telefones (13) 3201-2657 ou 3201-2608, das 8 às 17 horas.
www.sositaguare.blogspot.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quaresma , como afastar as cobras do abrigo ou alimento.

MACUMBA INSTRUMENTO MUSICAL - RECO RECO .

O MAR NÃO TEM CABELO ,É PERIGOSO E MUITOS PODEM SE AFOGAR.