ITAURUBUQUEÇABA . QUE EM TUPI GUARANI QUER DIZER , PEDRA REPOUSO DO URUBU ,DATA DE UMA AQUISIÇÃO DE UMA GIGANTESCA GLEBA DE TERRAS DESDE 1760 .

A hoje chamada Zona Leste de Santos , que compreende os bairros de Vila Mathias ao José Menino e de lá até a Ponta da Praia já pertençeu poe escritura ao capitão Francisco Cardoso de Menezes e Souza que em 1760 adiquiriu a gigantesca gleba em um leilão publico .
Em meio as suas posses compostas de pequenos morros , rios , várzeas , charcos e praias , havia uma pequena ilha a qual chamavam Itaurubuqueçaba ou o repouso dos urubus , traduzido da lingua tupi guarani , o lugar nada mais era que uma mera ilha , coberta de vegetação da mata Atlantica , que pouca gente dava importancia .
Em 1799 , o capitão faleceu , e a familia resolveu passar as terras em frente , dividindo-as em lotes .
A parte onde estava a ilha , ficou no pedaço que ia da atual Avenida Conselheiro Nebias ,até a divisa em São Vicente ,acabou adiquirida por José Honório Bueno , apelidado de José Menino pelos amigos gozadores , mas gostou tando do apelido que batizou o sitio de José Menino , e a história não para por ai , casaram , se separaram e a ilha ficou para sua esposa , que faleceu sem herdeiros ,em 1844 , porem suas terras voltaram para suas posses ,depois de um processos em 1853 até seu falecimento com 88 anos ,deixando suas posses para seus 3 filhos .
Que por deixarem muitas dividas suas terras foram , a leilão publico em 1855.
A ilha foi alvo de muitos expeculadores , passando pelas mãos de muitos até 1970 , mas ninguem conseguiu despejar os urubus da sua moradia , surfei muito entre está ilha e a pedra da feiiceira , antigos que conheci , falam em muitas cobras que dividem espaços com os urubus e passaros diversos , certa vez , quando pequeno , levei um filhote de passaro todo branco , pensando ser uma aguia , para casa , mas meu pai me deu uma corrida , para levar o filhote de onde tinha tirado , pois era um filhote de urubu , nasce todo branco e quando cresce fica escuro .
Uma forma do filhote se defender é vomitar em seu agressor .
Mas uma que descobri , desde cedo quando muleque a beira mar , surfando no Itararé .

www.sositaguare.blogspot.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quaresma , como afastar as cobras do abrigo ou alimento.

MACUMBA INSTRUMENTO MUSICAL - RECO RECO .

O MAR NÃO TEM CABELO ,É PERIGOSO E MUITOS PODEM SE AFOGAR.