PAGÉ BEM ANTES DO DESCOBRIMENTO DO BRASIL , A ESPIRITUALIDADE DOS INDIOS .


Pajés guaranis em dança festiva, 2007
pajé é uma pessoa de destaque em certas tribos indígenas, são curandeiros, tidos como portadores de poderes ocultos ou orientadores espirituais.

Terminologia[editar | editar código-fonte]

Segundo o dicionário Aurélio é uma palavra de origem tupi, adotada como termo das disciplinas antropologia e etnologia brasileira que designa o especialista ritual que, nas comunidades indígenas brasileiras, tem a atribuição ou o suposto poder referido ao de comunicar-se com as diversas potências e seres não humanos (espírito de animais, de pessoas mortas, etc.) tendo como sinonímia os termos: xamã, manda-chuva, benzedor e curandeiro. Outras terminologias se aplicam: caraíbas, paié, pagi, pay, payni, pai [1] [2]

Funções[editar | editar código-fonte]

Assim como os xamãs, podem assumir o papel de médicos, sacerdotes e fazer uso de plantas para fins medicinais ou invocação de entidades. Normalmente, o conhecimento da utilização da planta correta para cada caso ou situação é passado de geração em geração, trazendo assim uma responsabilidade para o pajé da tribo. Alguns índios acreditam que os pajés têm ligações diretas com os deuses, sendo representantes escolhidos pelos deuses para passar a profecia ao povo.[1]

Bem antes do descobrimento do Brasil , tribos já adoravam seus Deuses , curavam e invocavam espiritos sem conheçer a religião .
O respeito com a mãe naturesa , Matas , Sol , Lua , estrêlas , rios , lagos , mangues e mares .
Estão presentes a espiritualidade desde épocas remotas , pré-história .
Ai tem aqueles , que dizem que Jesus não tinha religião , e dai o que importa foram os seus ensinamentos , talvez com intuito que acordasem , morreu por nós para nossa salvação , foi um martir sua bandeira o amor .
Ainda neste mundo , matam por causa da religião , talvez não acreditem em nada ainda esperam o messias .
Desde que veio ao mundo nada mudou , antes por falta de comunicação , atualmente porque as religiões se multiplicaram com várias ramificações e cada qual com a sua prioridade , tese , ego .
Humanos preocupados com humanos constroem , muros para deter invasores humanos , além de guerras com orgivas nucleares cada vez mais potentes , capaz de acabar com o Planeta Terra milhares de vezes , este é o ser inteligente a espera do salvador .

www.sositaguare.blogspot.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quaresma , como afastar as cobras do abrigo ou alimento.

MACUMBA INSTRUMENTO MUSICAL - RECO RECO .

O MAR NÃO TEM CABELO ,É PERIGOSO E MUITOS PODEM SE AFOGAR.