CAXIXI , DOBRÃO , BAQUETA .


Caxixi, Dobrão e Baqueta
caxixi é um instrumento idiofone do tipo chocalho, de origem africana[1]. É um pequeno cesto de palha trançada, em forma de campânula, pode ter vários tamanhos e ser simples, duplo ou triplo; a abertura é fechada por uma rodela de cabaça. Tem uma alça no vértice. Possui pedaços de acrílicoarrozconchas ou sementes de Tinquim secas no interior para fazê-lo soar. É usado como instrumento componente das rodas de capoeira[2], complementar ao berimbau.
A mão direita que segura a vareta entre o polegar e o indicador, segura também o Caxixi, com o médio e o anular, desta maneira, cada pancada da vareta sobre a corda é acompanhada pelo som seco e vegetal do Caxixi[3].
Em 2013, por ocasião da Copa do Mundo FIFA de 2014, o caxixi foi usado como base para a criação do instrumento nativo oficial, dando origem à caxirola[4], nome derivado da junção de caxixi com castanhola. O instrumento foi apresentado pelo músico Carlinhos Brown após parceria com empresas que fabricaram o produto. Todavia, o produto derivado do caxixi foi proibido nos eventos esportivos para os quais foi proposta sua participação[5].

www.sositaguare.blogspot.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quaresma , como afastar as cobras do abrigo ou alimento.

MACUMBA INSTRUMENTO MUSICAL - RECO RECO .

O MAR NÃO TEM CABELO ,É PERIGOSO E MUITOS PODEM SE AFOGAR.