BOTOS ESTÃO MORRENDO SEGUNDO PESQUISADORES BIOLOGOS , MORBILLIVIRUS .

Morbillivirus
Measles virus.JPG
Classificação científica
Ordem:Mononegavirales
Família:Paramyxoviridae
Género:Morbillivirus
Morbillivirus é um género de vírus com invólucro de ARN de cadeia simples e polaridade negativa pertencente à família de vírus Paramyxoviridae e à ordem Mononegavirales. Este género compreende vários membros que causam infecções em humanos e outros animais, com especial relevância para o vírus do sarampo. Membros deste género têm uma importância global, não só a nível de saúde pública mas também na pecuária e conservação da vida selvagem.[1]

Etimologia[editar | editar código-fonte]

O nome Morbillivirus vem da aglutinação da palavra morbillus (do Latim, pústula) e da palavra vírus[2]

Membros[editar | editar código-fonte]

Apesar do membro mais estudado deste género ser o vírus do sarampo, pensa-se que todos os morbillvírus têm modos de invasão, replicação e gemulação semelhantes mas suficientemente distintos e adaptados aos seus hospedeiros naturais.

Virus do sarampo[editar | editar código-fonte]

Este morillivirus infecta principalmente seres humanos, mas outros primatas podem também serem infectados no contexto do laboratório. É responsável por uma doença do mesmo nome, sarampo, caracterizada por erupções cutâneas, complicações do sistema respiratório e uma prolongada imuno-supressão.

Vírus da peste bovina[editar | editar código-fonte]

Este foi o agente patogénio causador da peste bovina, uma doença do gado bovino, agora erradicada.[3] Esta é a segunda doença erradicada pelo homem depois da varíola.

Vírus da peste dos pequenos ruminantes[editar | editar código-fonte]

A peste dos pequenos ruminantes é uma doença causada por este agente infeccioso que afecta o gado caprino e ovino assim como populações selvagens de cabras. [4] É endémico de várias regiões de África e Ásia.

Vírus da esgana canina[editar | editar código-fonte]

O vírus da esgana canina, também conhecido no Brasil como o vírus da cinomose, é o agente etiológico duma doença canina denominada esgana, em Portugal, ou cinomose, no Brasil. A doença afecta principalmente o sistema respiratório, o sistema gastrointestinal e o sistema nervoso. [5] Apesar de ser maioritarimente descrita em cães, o vírus da esgana tem um largo espectro de hospedeiros afectando também outros carnívores incluindo leões,[6] loboshienasraposasguaxininsfurõesfocas e macacos.[7]

Morbillivirus podem afetar animais marinhos segundo pesquisadores biologos .(mamiferos).
Botos , golfinhos e toninhas , apareceram mortos na Praia de Itaguare em Bertioga-SP a muitos anos atrás , nas carcaças encontradas escoriações tipo erupções cutâneas .

www.sositaguare.blogspot.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quaresma , como afastar as cobras do abrigo ou alimento.

MACUMBA INSTRUMENTO MUSICAL - RECO RECO .

O MAR NÃO TEM CABELO ,É PERIGOSO E MUITOS PODEM SE AFOGAR.